Inovação e tecnologia
Saiba mais sobre os produtos utilizados
Fundação:
O Light Steel Frame representa uma enorme economia de tempo e dinheiro já em sua primeira etapa. (até 75% do custo da fundação convencional), já que sua estrutura é aceita em qualquer tipo de relevo e seu peso é relativamente menor (até 1 décimo do peso de uma construção tradicional) Geralmente são utilizados métodos mais simples de fundação como o Radier ou Sapata Corrida, já que o peso todo é distribuido uniformemente.
Perfis de Aço Estrutural Galvanizado
Os perfis de aço galvanizado, em conjunto de placas estruturais, formam o diafragma da construção em Light Steel Frame.
A estrutura resiste a cargas verticais (telhados e pisos), perpendiculares (ventos) e de corte (sismos), transmitindo-as para a fundação. São utilizados também sistemas de contraventamento.
Podem ser construídos em Steel frame: residências e prédios de até 5 andares, estruturas comerciais e industriais, escolas, agências bancárias, hospitais, farmácias.
Membrana Hidrofugante (TYPAR / LP)
Utilizada nas paredes externas de construções no sistema frame, a Membrana forma uma barreira contra o calor, vento e umidade. Proporciona o respiro adequado às paredes, com a saída do vapor d’água do interior das paredes, o que evita a proliferação de fungos.
-
Barreira contra vento, poeira, vapor d’água e calor;
-
Evita o acúmulo de umidade e a proliferação de fungos;
-
Permite a adequada ventilação das paredes;
-
Preserva o conforto dos ambientes.
Placas Estruturais Cimentícias
Componente para fechamento de paredes, forros e fachadas, é composta por cimento Portland, reforçado com fios sintéticos. Suas características mecânicas elevadas resistem às ações do tempo e possibilitam variadas aplicações em ambientes internos e externos.
• Vedação de construções steel frame;
• Composição e recuperação de fachadas;
• Paredes internas e externas (áreas secas e úmidas);
• Fechamentos externos;
• Revestimentos decorativos;
• Paredes curvas;
• Forros e beirais;
.
VANTAGENS
• Resistência a impactos;
• Imune a insetos e roedores;
• Não apodrece;
• Não oxida;
• Rapidez de montagem;
• Resistência à umidade;
• Resistência a intempéries;
• Facilidade no manuseio e corte;
• Aceita diversos tipos de acabamento.
ACABAMENTOS
• Tintas e vernizes;
• Massa texturizada;
• Argamassas;
• Revestimentos cerâmicos;
• Porcelanato, pastilhas;
• Laminados melamínicos.
Tela de junta, em fibra de vidro, com resistência alcalina para um perfeito acabamento das placas cimentícias. Evita o surgimento de fissuras na parede.
Tela de tratamento de juntas
Painel estrutural com miolo de madeira (OSB) e revestimentos em placa cimentícia ou filme fenólico antiderrapante. Vence grandes vãos e suporta elevadas cargas. É uma solução rápida e econômica para a construção de mezaninos e lajes secas.
-
Laje seca – dispensa o uso de concreto, fôrmas e escoramento;
-
Mezaninos e passarelas;
-
Paredes e divisórias técnicas;
-
Shafts e sanitários;
-
Contêineres e confinamentos acústicos.
-
Suporta até 500kg/m²;
-
Vence grandes vãos;
-
Resistência ao fogo – a superfície cimentícia é incombustível;
-
Tratamento anticupim;
-
Produto ecológico, produzido com madeira reflorestada;
-
O revestimento cimentício aceita diversos revestimentos: cerâmica, porcelanato, laminados de madeira e pisos vinílicos.
Piso Wall - OSB Mezzanino (laje piso)
O steel deck é uma forma laje utilizada há mais de 50 anos, o sistema de laje mista com forma colaborante tem se destacado em todo mundo pela praticidade e economia.
Ao mesmo tempo em que é forma e armadura de tração para lajes de concreto, a telha forma Perfilor pode ser especificada em obras de estrutura metálica ou de concreto.
Características
Forma metálica com contribuição estrutural.
Aplicação
Laje mista de aço e concreto.
Diminui a mão-de-obra – a facilidade de instalação agiliza e diminui o número de horas/homem/m².
Dispensa escoramento – o sistema Polydeck elimina qualquer escoramento.
Economiza concreto – o consumo de concreto (m³/m²) é menor do que no sistema convencional.
Possibilita a instalação de conectores de cisalhamento para vigas mistas – economia também na estrutura.
Steel Deck (laje piso)
Sistema Hidraulico (Pex ou convencional)
Placas Estruturais OSB (Oriented Strand Board)
OSB é a sigla para Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientada, em tradução livre).
Como o nome explica, o OSB é uma placa composta por tiras de madeira de reflorestamento organizadas em direções pré-definidas para maior resistencia e durabilidade..
Para confeccionar o OSB, as tiras de madeira prensadas em camadas perpendiculares entre si e coladas com resina sob alta temperatura e pressão. Assim, ele fica bastante rígido, estável e resistente a impactos físicos e à umidade
Manta de Isolamento Termo-Acústico (Lã de Pet; Lã de Vidro; Lã de Rocha)
O tratamento de superfície das placas cimentícias, é composto por produtos que proporcionam melhor acabamento da superfície.
Massa cimentícia
Parafusos Especiais
Em tamanhos diferenciados e com tratamento anticorrosivo, os parafusos têm maior área de contato com placas e perfis, alta durabilidade e proporcionam excelente ancoragem.
-
Fixação de placas cimentícias;
-
Fixação de chapas OSB e Acartonados de Gesso.
-
Durabilidade elevada; resistentes a ferrugem
-
Maior área de contato com placas e perfis;
-
Excelente ancoragem;
-
Maior rigidez dos painéis;
-
Resistente a solventes.
Placas de Gesso Acartonado
Gesso acartonado é uma placa de gesso laminado fabricado industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de papel cartão.
É indicado para o uso interno e para aplicações em áreas secas, sendo uma excelente solução para acabamento de paredes e fechamentos de forros. No sistema Steel Frame, dirferentemente do Drywall, ele não tem função estrutural. A função do acartonado é principalmente estética, proporcionando um melhor acabamento interno, de maior qualidade e maior velocidade na finalização (pintura).
PEX é um sistema de tubulação plástico que pode ser utilizado nas instalações hidráulicas prediais tanto para água quente, quanto para a fria. Uma das razões pelas quais engenheiros vêm escolhendo utilizar esse material é a sua resistência térmica - o material é capaz de suportar até 95°C. Mas, de todas as suas características, a flexibilidade é a mais importante. A capacidade de fazer curvas com a mangueira do PEX permite utilizar menos conexões, como joelhos e cotovelos, evitando o risco de vazamentos. Além de ser melhor trajeto para a água, isso reduz em até dez vezes o tempo médio de instalação em relação ao sistema convencional de PVC.
Este sistema, devido a tecnologia envolvida, tem um custo maior em relação ao sistema convencional. Lembrando que o sistema convencional pode ser facilmente executado tambem, com total precisão (foto 2)
Sistema Eletrico
O sistema elétrico e de cabeamento lógico é praticamente o mesmo já conhecido, utilizando-se de conduítes antichamas. Porém a facilidade de montagem e distribuição de caixinhas por exemplo, são executadas de forma muito mais rapida e simples. Outro diferencial é a facilidade que se tem para inserir novos pontos ou re-alocar pontos já existentes. De forma rápida, prática, econômica e sem `quebra-quebra`.
Para isolamento térmico e acústico dos ambientes, a manta de isolamento forma uma barreira para a entrada/saída de ruídos e calor. É instalada entre as chapas de fechamento das paredes.
• Isolamento térmico e acústico de ambientes: divisórias internas, edifícios residenciais, edifícios comerciais, escolas, lojas, hotéis, cinemas, teatros.
• Isolação sonora (reduz a entrada de ruídos);
• Isolação térmica (barreira de transferência de calor);
• Ecológico – produto mineral
• Resistente ao fogo
• Resistente a proliferação de fungos e umidade
Cobertura - Telhado Termo-acústico
A telha termoacústica, também chamada de telha sanduíche, reúne propriedades que isolam a temperatura e o som.
Compostas de duas chapas metálicas (aço galvanizado ou galvalume), as telhas termoacústicas contêm um isolante em seu interior, geralmente feito de EPS (isopor) ou PUR (poliuretano), no esquema telha metálica + isolante + telha metálica. É desta composição que vem o nome ‘sanduíche’.
Por esta propriedade, as telhas podem ser apontadas como econômicas, já que garantem o controle térmico dos ambientes e promovem menores gastos com ar-condicionado e medidas que consomem energia.
Acabamento
Uma outra grande vantagem do sistema Light Steel Frame, é que ele permite a utilização de 100% dos acabamentos construtivos conhecidos. Não sendo necessário nenhum tipo de adaptação para as intalações. A casa pronta em Steel Frame, não difere em nada em termos estéticos e de acabamento de uma construção convencional. Sendo praticamente impossivel distinguir depois de pronto o imóvel o sistema construtivo utilizado. Permitindo total flexibilidade aos arquitetos na concepção dos projetos e estilos arquitetônicos.
Vale destacar que as paredes e pisos já estarão milietricamente ajustadas, e no prumo, facilitando muito a execução da mão de obra com total qualidade de acabamento. Pode-se inclusive efetuar a contratação e produção de móveis planejados antes do final da obra, diferentemente da alvenaria convencional, onde necessita-se uma `medição fina`ao final de todo o processo.
Em Países desenvolvidos, onde a barreira cultural já foi vencida, existem materiais específicos de acabamento para o sistema. Esse acabamentos são bastante utilizados pela facilidade e praticidade de utilização, dispensando por exemplo manutenção com pintura.
Entretanto no Brasil ainda temos uma cultura de personalização das moradias, com projetos e acabamentos definidos de forma exclusiva.